Secretaria da Segurança Pública inicia tratativas para implantação do PRUMOS em Cascavel 01/05/2021 - 17:23

A implantação dos serviços do programa PRUMOS continua avançando no interior do Paraná e a próxima missão da coordenação estadual do programa é a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial em Cascavel (PR). Nesta quarta-feira (28/04), reuniões do secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, com autoridades das forças de segurança pública da região reforçaram a importância de um ponto de atendimento fora das dependências de unidades policiais para proporcionar um ambiente mais reservado aos integrantes da Segurança pública na busca pela assistência psicológica e social.

Juntamente com a chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp e coordenadora estadual do programa PRUMOS, Patrícia Manica, o secretário Marinho esteve no 6º Batalhão da PM para tratar da viabilidade da instalação do CAPE na cidade. No encontro participaram ainda o comandante do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Sergio Almir Teixeira, o Comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Rubens Garcez da Luz, a psicóloga Eneida Florisbela Andrade Dacampo e a assistente social Andrea Macedo Caramori Baron, integrantes do PRUMOS na cidade e que já atendem servidores da Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário.

“Estivemos em Londrina para verificar o andamento do PRUMOS e queremos que em Cascavel tenhamos também uma estrutura mais ampla para prestar os serviços de saúde mental com melhor qualidade aos nossos policiais. Nos reunimos com o prefeito da cidade, com os comandantes da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e integrantes do Depen para angariar esforços e adequar a implantação do Centro em breve”, disse o secretário Marinho.

Durante a reunião foi tratado sobre a gestão administrativa do novo Centro, a parte de infraestrura física, escolha do imóvel, aquisição de materiais e equipamentos que possibilitem os atendimentos, diretrizes e procedimentos de acolhimento dos servidores que necessitem de ajuda. A comitiva também tratou sobre a necessidade de traçar planos para demonstrar aos efetivos das polícias a importância da saúde mental, principalmente para ter um bom rendimento profissional e bom relacionamento com a família e amigos.

“O que temos hoje na cidade são duas seções de atendimento, um dentro da Polícia Militar e outro dentro da Polícia Civil, mas a ideia é criar um espaço fora das instituições, assim como as unidades de Curitiba e Londrina na cidade de Cascavel. A ideia do Centro ser instalado em um local neutro é para garantir que o profissional possa ser atendido de forma mais reservada e individual”, explica Patrícia.

CREDIBILIDADE – A receptividade dos profissionais da segurança pública com o PRUMOS foi além da expectativa da coordenação do programa. O atendimento personalizado e a facilidade de obter o serviço são as principais vantagens aos policiais. “Houve uma excelente adesão de servidores que buscaram ajuda em várias regiões onde há centros e seções implantadas e temos recebido retornos positivos sobre os atendimentos e demais serviços do programa”, destacou a coordenadora.