SESP promove assinatura de termo técnico de cooperação mútua entre BOPE e Prefeitura de Piraquara 10/08/2020 - 21:18

A Secretaria da Segurança Pública promoveu, nesta segunda-feira (10/08), a assinatura de um termo de cooperação técnica mútua entre o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Prefeitura Municipal de Piraquara. Com o documento, a Companhia de Choque, já instalada recentemente na cidade, reforçará ações preventivas e repressivas, além de criar atividades comunitárias para o público jovem; já a prefeitura fará uma reforma na sede da Companhia para melhorar as condições de trabalho dos policiais militares.

“Com o convênio, a cidade passa a ter maior movimentação de viaturas e de equipes policiais na cidade, o que ajuda a coibir a criminalidade. É importante para a Secretaria da Segurança Pública esse termo para que possamos, daqui para frente, ter um local bom para que o pessoal possa desenvolver seu trabalho de maneira eficiente, sempre passando no bem estar da população”, disse o secretário Marinho.

Com o acordo, a Companhia de Choque intensificará operações e ações ostensivas em Piraquara mediante um planejamento de aplicação de efetivo nas regiões mais necessárias da cidade, com o intuito de reprimir a criminalidade com ações preventivas. Desde maio os policiais militares já começaram a ocupar o espaço, que até então pertencia ao Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Corpo de Bombeiros. Diante disso, a prefeitura fará as readequações necessárias do prédio às atividades e necessidades da Companhia de Choque.

“Para nós é um privilégio ter essa companhia em Piraquara, porque com certeza a Polícia Militar do Estado do Paraná estará mais perto cuidando dos moradores da cidade. O terreno já era do estado, mas nós estamos fazendo uma parceria para que a Prefeitura de Piraquara possa fazer a reforma, contribuindo com as forças de segurança”, disse o prefeito da cidade.

Segundo o comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira, a sede da Companhia de Choque também sediará instruções e capacitações para militares estaduais do BOPE e de outras unidades da PM, por isso a importância da revitalização do espaço. “Vamos ter uma movimentação muito grande de vários policiais de outros batalhões com esses cursos. A região será bem policiada com o ir e vir de viaturas para o deslocamento da instrução e com a 1ª Companhia de Choque também fazendo o Policiamento da área”, destacou.

Para estimular o envolvimento da comunidade com a segurança pública, o BOPE promoverá atividades de cunho social, como recepção de crianças e adolescentes de escolas públicas do município à Companhia de Choque, para conhecerem de perto o trabalho dos policiais militares. Também serão feitas palestras sobre segurança patrimonial para os servidores municipais e colaboradores da cidade.

PARTICIPANTES - Além do secretário Marinho, participaram da assinatura do termo de cooperação técnica mútua o prefeito da cidade, Marcus Vinícius de Souza Tesseroli, o Comandante do BOPE, major Antônio Machado Pereira, e o Comandante da Companhia de Choque, capitão Antônio Carlos dos Santos. Também acompanharam o ato o secretário municipal de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima, o assessor civil da Sesp, delegado Vinícius Augustus de Carvalho, o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes, o capitão Rodolfo Kredens Silva e a tenente Cibele Toniolo, ambos pertencentes ao BOPE.