SESP e FIEP fazem novas tratativas sobre Plano de Segurança Pública e Defesa Social 13/02/2020 - 18:45

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Carlos Valter Martins Pedro, reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (12/02), para alinhamentos em relação ao termo de cooperação entre as instituições, que deve ser assinado em breve. O encontro, que ocorreu no gabinete da presidência da FIEP, ainda acertou detalhes da elaboração do Plano de Segurança Pública e Defesa Social.

Este planejamento deve ser implantado até outubro deste ano, em cumprimento à Lei Federal nº 13.675, de 11 de junho de 2018, que tem, por finalidade coordenar, de forma sistêmica e integrada, uma atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal, além dos municípios, em articulação conjunta com a sociedade.

“Os trabalhos já começaram. Vamos ter um comitê executivo formado pela FIEP e pelo Observatório da Indústria e, em seguida, um comitê gestor, integrado pelas entidades representativas da SESP, que será convocado à medida que o plano será construído”, explicou o chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos (APEP), coronel João Alfredo Zampieri, que também participou da reunião.

De acordo com o chefe da APEP, o termo de cooperação, que estabelece o papel das insituições em relação à elaboração do estudo de tendência e à estrutura do painel de especialistas, está em fase final de análise por parte do departamento jurídico da FIEP.

“Por se tratar de um acordo de cooperação, não há repasse de recursos, mas há exigências de sigilo e confiabilidade, já que são dados da Segurança Pública. Nossa ideia é de que o termo seja assinado em breve. Esse encontro foi importante para mostrar que há apoio e interesse de ambas as partes e instituições”, afirmou o coronel.

PARTICIPANTES - Estiveram na reunião, além do secretário da Pasta, do presidente da FIEP e do chefe da APEP, a gerente executiva do Observatório Sistema FIEP, Marilia de Souza; a gestora do projeto  e a assessora da APEP, Patrícia Manica.

GALERIA DE IMAGENS