Reforço de parcerias e movimentação de projetos marcam passagem do secretário da Segurança Pública em Brasília 17/04/2021 - 14:49

Em dois dias de reuniões de trabalho e encontros com autoridades em Brasília (DF), o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, reforçou parcerias com o Governo Federal e com as instituições ligadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em busca de melhorias da área no Paraná, e movimentou projetos. Em uma das reuniões também foi tratado sobre o andamento da criação da Polícia Penal no estado. A agenda na capital federal foi entre quarta-feira (14/04) e quinta-feira (15/04).

O secretário Marinho esteve no Quartel-General do Exército Brasileiro e foi recepcionado 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército, o General de Brigada Sérgio Luiz Tratz e pelo Chefe do Gabinete do Comandante do Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro. As autoridades participaram de um almoço e, posteriormente, o secretário Marinho destacou o interesse do Paraná em receber a instalação da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Na ocasião, o secretário entregou ofícios e fez o convite ao Comando Geral do Exército brasileiro para conhecer o Paraná, em especial a cidade de Ponta Grossa (PR), região pretendida para implantação desta unidade de ensino do Exército.

Depois, o secretário Marinho fez uma reunião técnica de trabalho com os integrantes das forças de segurança do Paraná mobilizados em Brasília a fim de entender a dinâmica dos trabalhos executados por eles no Distrito Federal e as atividades feitas em prol de melhorias às forças de segurança do estado do Paraná. Participaram da reunião profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Científica e do Depen, lotados em setores naquele estado.

O tenente-coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, que integra a equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apresentou ao secretário as conquistas obtidas recentemente em benefício às forças de segurança do Paraná. Na oportunidade, o secretário destacou a importância da unificação das pautas tratadas junto ao Governo Federal a fim de que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná seja gestora das ações e possa trazer resultados cada vez mais eficientes ao estado.

A passagem do secretário Marinho em Brasília serviu ainda para fortalecer a parceria com a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), com a qual há operações em andamento no estado, a exemplo da Operação Hórus na região de froteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina. A reunião com o secretário da SEOPI, delegado Jeferson Lisbôa Gimenes, e demais integrantes da instituição, foi para intensificar as ações em conjunto e envidar esforços para que as operações sejam fortalecidas.

INTEGRAÇÃO - O secretário Marinho também esteve em reunião no Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Presidente Jair Bolsonaro, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e outros secretários do Brasil. Entre os assuntos discutidos estão investimentos e melhorias para os profissionais da área, avanços para as instituições vinculadas e vacinação contra o Covid-19.

POLÍCIA PENAL - Durante uma reunião com a Diretora-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, juntamente com os demais integrantes da equipe de gestão do órgão, o secretário Marinho tratou sobre o sistema penitenciário do estado e as melhorias que estão em andamento, como a construção de unidades penais e a transferência de carceragens de delegacias da Polícia Civil para a gestão do Depen. Ainda no encontro, o secretário conheceu de perto os trâmites dos processos de investimentos no Paraná, que estão em andamento em Brasília, e fez a solicitação de mais recursos para o Estado.

Outro ponto falado durante a reunião foi a criação da Polícia Penal no Paraná. Na última semana, o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, encaminhou à Assembleia Legislativa (ALEP) a proposta de uma Emenda Constitucional para criação da instituição, o que vai oficializar este departamento como instituição policial voltada à atividade de execução penal.

GALERIA DE IMAGENS