Rede de Compartilhamento de dados da SESP já atende mais de 3,7 milhões de paranaenses e integra 21 municípios 12/08/2020 - 19:35

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) e as guardas municipais já contempla 21 cidades paranaenses. Com isso, a rede de compartilhamento de dados atende, até esse momento, mais de 3,7 milhões de paranaenses. O objetivo dos convênios é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as Guardas Municipais ao sistema.

Nesta quarta-feira (12/08), Cascavel e Umuarama assinaram o termo. Os convênios já contemplam boa parte a população paranaense, ou seja, os serviços de inteligência das polícias já contam com informações importantes de mais de 30% dos contribuintes do Paraná.

“A partir destas assinaturas, a SESP passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios. Assim, se ocorre um crime em uma área monitorada, por exemplo, a investigação é muito mais fácil”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Além disso, os municípios ficam responsáveis por fornecer à Secretariaa Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a Pasta, bem como as notificações de agravo contra a mulher e a criança.

“Essa integração entre as forças de segurança é importantíssima. Em um momento em que a sociedade tanto clama por segurança pública, nós temos que avançar. Então, isso vem para contribuir com um estado com uma segurança com cada vez mais qualidade”, afirmou o deputado estadual Soldado Adriano, que acompanhou a assinatura do termo entre a SESP e Umuarama.

O termo permite, por exemplo, que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais e da situação de veículos. Além disso, eles passam a ter autorização para elaborar, consultar e editar relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo já utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, em todo o estado.

“Na prática, vai otimizar o atendimento de ocorrências, porque antes nós tínhamos que fazer duas vezes o mesmo serviço: atender a ocorrência, fazer um relatório interno, entregar os presos e os materiais apreendidos na Polícia Civil e depois elaborar o boletim de ocorrência. Agora, nós chegamos, já com o BO pronto e entregamos para a autoridade final, que é o delegado, ou seja, vai desafogar um pouco o trabalho da Guada Municipal”, afirmou o secretário Municipal de Políticas sobre Drogas e Proteção a Comunidade de Cascavel, Antonio Volvei dos Santos.

Para o comandante da Guarda Municipal de Cascavel, o acordo permitirá uma maior integração entre a instituição e as demais forças policias do estado. “Passamos a ter condições, junto com a Polícia Militar, de discutir um melhor alinhamento dos trabalhos realizados nos bairros, o que, também, torna o serviço mais dinâmico”, contou.

O trabalho de segurança em Umuarama, de acordo com o secretário Municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli, já é bastante integrado entre as forças policiais. “Isso tudo traz um resultado benéfico para a população da nossa cidade, melhorando cada vez mais a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou.

“Esse sistema que teremos acesso vai melhorar, e muito, nosso trabalho na Guarda Municipal e, também, a segurança do município. Essa ampliação na integração também vai permitir ao Paraná ter um levantamento mais preciso sobre os crimes, incluindo o que e onde ocorrem”, completou o diretor da Guarda Municipal de Umuarama, inspetor Valdiney Roberto de Rissato.

INTEGRAÇÃO - Somente nesta semana, nove municípios aderiram ao Termo de Cooperação da Secretaria da Segurança Pública, sendo um no Vale do Ivaí (Apucarana), dois dos Campos Gerais (Telêmaco Borba e Ponta Grossa), dois do Oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu), três do Noroeste (Maringá, Umuarama e Paranavaí) e um do Litoral (Pontal do Paraná).

Por conta do Programa Em Frente Brasil, São José dos Pinhais foi o primeiro município a aderir à rede, ainda em outubro de 2019. Este ano, outros 20 municípios firmaram o convênio. Além dos nove desta semana, a lista contempla Arapongas; Araucária; Campina Grande do Sul; Campo Largo; Colombo; Londrina; Mandirituba; Paranaguá; Pinhais; Quatro Barras e Sarandi.

“Isso é muito importante para a secretaria porque até então, municípios e Estado não estavam integrados. Hoje estão, e estamos ampliando esta rede, que já contempla 21 guardas municipais”, afirmou o secretário Marinho.

PRESENÇAS - Estiveram presentes nos eventos a chefe de Gabinete da SESP, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius de Carvalho; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes; e o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, capitão Cláudio Todisco Silveira.