Projeto voluntário apresenta à Secretaria da Segurança resultados de atividades desenvolvidas com detentos do Paraná 06/10/2020 - 14:12

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, recebeu nesta terça-feira (06/10) na sede da Secretaria, o deputado federal Aroldo Martins e representantes do projeto voluntário UNP (Universal nos Presídios). A instituição visitante apresentou resultados das atividades aplicadas no sistema prisional do Paraná, voltadas à ressocialização dos detentos.

Durante a reunião, foram apresentados temas do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) em geral, bem como os projetos que a Sesp está desenvolvendo para melhorias futuras aos servidores do Departamento Penitenciário do Paraná e à ressocialização dos apenados.

Oficinas profissionalizantes e confecção de diversos produtos, além de cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes, estão dentre as ações oferecidas no sistema prisional por cerca de 600 voluntários do projeto UNP, em unidades masculinas e femeninas de todo o estado. Palestras sobre temas voltados à ressocialização, mudança de hábitos e momentos de incentivo à espiritualidade, são disponibilizados aos servidores do Depen, aos detentos e também aos familiares dos apenados.

O secretário coronel Marinho aproveitou o encontro para lembrar a importância do desenvolvimento dessas atividades nas unidades prisionais do estado. “A Sesp vê com bons olhos toda parceria que tenha como objetivo a ressocialização dos presos do Paraná. Tudo que o projeto propõe é para preparar o preso para que, quando ele volte a conviver em sociedade, esteja pronto para assumir sua vida de uma maneira diferente. Isso, além de ser importante para o preso e sua família, também é positivo aos nossos policiais penais e para toda a sociedade de forma geral”, declarou.

“Nós temos que entender que os homens e mulheres apenados estão pagando por seus delitos, mas todos eles tem uma família: filhos, mães, pais ou companheiros, e isso reflete na sociedade porque todas essas pessoas estão aqui do lado de fora. Então, precisamos trabalhar, também, com essas pessoas, porque quando a gente faz um bom trabalho de ressocialização, é toda a sociedade que colhe bons frutos”, explicou o responsável pelas ações do projeto UNP nas unidades prisionais do Paraná, bispo Manoel Gonzales.

Para o deputado federal Aroldo Martins, que acompanhou a apresentação, as atividades dos voluntários dentro do Sistema Prisional do Paraná é um diferencial importante no processo de ressocialização. “Não é só o apenado cumprir sua pena, ele precisa receber todo o amparo possível para quando puder voltar à vida em sociedade. Esse é o objetivo desse projeto, assim como da Secretaria da Segurança do Paraná”, disse.

GALERIA DE IMAGENS