Projeto contra tuberculose conscientiza presos e servidores da PCE-US 23/10/2020 - 18:13

Uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e o Projeto Prisões Livres de Tuberculose busca conscientizar servidores e presos quanto aos riscos da doença. Durante a semana, entre segunda e sexta-feira (19 e 23/10), diversas ações foram feitas na Penitenciária Central do Estado - Unidade de Segurança (PCE-US), que fica em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, com o intuito de educar a todos quanto aos sintomas e outras informações da infecção.


“Através da comunicação e da educação, a iniciativa tem o objetivo de detectar, para poder tratar precocemente, a tuberculose no sistema prisional. Por isso, todos os servidores e presos da Penitenciária participaram de palestras, para orientações e esclarecimentos”, contou o diretor da PCE-US, Jeferson Medeiros Walkiu.

Nestes dias, os integrantes do Projeto Prisões Livres de Tuberculose destacaram o fato de o Brasil ser um dos 30 países com maior incidência de tuberculose, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ranking, também estão países como Índia, China, Bangladesh, Mianmar, Etiópia, Paquistão e Vietnã.

A dificuldade de acesso à informação e aos serviços de saúde, além de condições e estilos de vida, são alguns dos fatores que contribuem com a disseminação da doença. A iniciativa tem como objetivo de detectar e tratar precocemente a tuberculose no sistema prisional por meio da utilização de estratégias de comunicação e de educação em saúde.

“O risco de se contrair tuberculose no sistema prisional é muitas vezes maior do que entre a população em geral. Por isso, o projeto também distribuiu folders explicativos e outros materiais, além de canecas personalizadas do programa. Os agentes penitenciários e a equipe de saúde da unidade penal ainda ganharam uma agenda”, contou o diretor da PCE-US.

De acordo com Walkiu, a semana de orientação teve uma boa aceitação de todos. “O programa foi um sucesso. Percebemos o quanto os internos gostaram, eles foram extremamente receptivos e atentos às orientações”, destacou.

TUBERCULOSE - A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo ar, através da tosse, na maioria dos casos. Além da tosse por mais de três semanas de evolução (seca ou com secreção), os sintomas apresentados pela doença são: febre (geralmente ao final do dia); suores noturnos; perda de peso; falta de apetite; cansaço; dores no peito e sangramento pelas vias aéreas (escarro com sangue).

No Depen, presos que apresentam algum sintoma é avaliado e monitorado pela equipe de saúde da unidade, juntamente com a de epidemiologia do Complexo Médico Penal (CMP). “Esta equipe do CMPcontribuiu sobremaneira na elaboração e efetiva realização do projeto, juntamente com a Fiocruz”, afirmou Wakiu.

GALERIA DE IMAGENS