Profissionais do programa de atendimento psicossocial Prumos são imunizados 03/04/2021 - 09:00

Os profissionais que atuam no Programa de atendimento psicossocial Prumos, pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), estão sendo vacinados contra a Covid-19. Estes profissionais da área da saúde, que trabalham na segurança pública, estão em contato direto com os pacientes e, por isso, receberam o imunizante, dentro dos critérios. O Prumos atua no atendimento psicossocial para melhoria de qualidade de vida dos policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos, além de seus dependentes.

A ação deu-se por meio de tratativas do Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, que, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e enfatizando sobre a necessidade de priorização destes profissionais, obteve a viabilização para que as doses fossem distribuídas às secretarias municipais para a imunização. A proposta segue os critérios estabelecidos pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

“Os profissionais atuam na área de segurança pública, mas são da saúde, por isso fizemos as tratativas junto ao Governo do Estado, de acordo com os critérios estabelecidos para a imunização, no sentido de viabilizar as vacinas a estas pessoas, para que elas possam continuar cuidando dos integrantes desta secretaria e de seus familiares, já que o trabalho diário gera um acúmulo de tensão e isso reflete no atendimento à nossa população”, explicou.

Em Curitiba, foram vacinados nesta semana (de 29 a 31/03) psicólogos e assistentes sociais contratados para o programa Prumos e a equipe de serviço envolvida nestes centros de atenção psicossocial como profissionais da limpeza, segurança, recepção, além dos profissionais da Sessão de Assistência Social da Polícia Militar, totalizando, por meio desta parceria, aproximadamente 50 pessoas vacinadas na Capital.

“Entendemos que esses profissionais precisavam ser priorizados por estarem muito em contato com os pacientes, ou seja, fazem atendimento dentro dos centros, hospitais e também atendem a domicílio”, informou a Chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Secretaria da Segurança Pública, e Coordenadora do Projeto Saúde Mental Prumos, Patrícia Manica. “Também receberam os que fazem parte do complexo de saúde mental, não apenas o profissional da ponta, já que a saúde é também feita pela equipe de apoio”, ressaltou.

A assistente social Generci Terezinha Tosatti ficou emocionada ao receber a mensagem que seria vacinada nesta quinta-feira (01/04). “Fiquei muito feliz, me remeteu à mesma emoção da infância, quando tomávamos a vacina na escola”, falou. “Existe uma certa tensão, pois temos a preocupação da contaminação pela Covid, tanto em relação a quem atendemos, quanto conosco. Eu também faço atendimento domiciliar e em ambientes hospitalares, então, com a vacina, com certeza, estaremos trabalhando mais tranquilos e seguros”, disse.

“Estou muito satisfeita em receber a vacina e também agradeço, em nome da equipe, à Secretaria da Segurança por nos proporcionar com prioridade esta vacina, que também é importante para manter o programa Prumos, pois mesmo dando prioridade para os atendimentos online, tem casos e situações presenciais, como o acompanhamento para outras especialidades, em alguns casos mais críticos; também fazemos visita familiar”, explicou a Psicóloga Debora Dutra Otoni Pereira.

Para os profissionais do Prumos que atuam em outras unidades no interior do estado foram feitas declarações, comprovando que são trabalhadores da área da saúde, pela segurança Pública, as quais foram apresentadas na Secretaria Municipal de Saúde e seguem os critérios de vacinação do local.

A psicóloga Lenita Balekian, atuante em Londrina, já foi beneficiada com a imunização por ser profissional da saúde e vê a vacinação como uma prevenção e segurança, não só profissional, mas familiar. “Nós seguimos todos os protocolos sanitários, mas a vacinação é uma prevenção, tanto para não repassar esse vírus, quanto para trabalhar e continuar os atendimentos com os policias e familiares de forma mais segura”, explicou a psicóloga.

A psicóloga também vê como importante iniciativa da SESP a vacinação da equipe dos centros de assistência psicossocial. “É um cuidado que a Secretaria está tendo com os profissionais e isso beneficia não só a nossa saúde física, mas a mental para podermos atender com segurança, refletindo na qualidade do nosso trabalho”, afirmou. “Tudo o que vem para somar ajuda”, acrescentou.

A psicóloga Viviane Lisa Seino, também de Londrina, recebeu a primeira dose da vacina no dia 04/03 e aguarda o período estabelecido para a segunda dose. “Eu atendo de oito a dez pessoas por dia aqui, mesmo só com a primeira dose, me sinto bem mais segura e protegida para atender a quantidade de pessoas que venho atendendo diariamente”, disse.

PRUMOS - Desde o final de novembro de 2020, a Secretaria da Segurança tem atuado com o programa PRUMOS, em todo o Estado, com intuito de prevenir e cuidar da saúde mental dos integrantes desta pasta, além de seus familiares. Curitiba e Londrina contam com unidades externas às instituições para melhor acolhimento destes integrantes. Também existem outros 17 centros de atendimento em unidades policiais do Interior.

IMUNIZAÇÃO - Os profissionais da saúde que trabalham no Departamento Penitenciário do Estado e atuam na linha de frente do Centro de Aendimento à Covid-19, no Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais também já foram imunizados. A ação ocorreu na última semana de janeiro deste ano.