Profissionais de saúde mental que atuarão em programa da Segurança Pública recebem treinamento 24/11/2020 - 09:23

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), iniciou, nesta segunda-feira (23/11), o treinamento de 85 profissionais da área de saúde mental que atuarão no projeto Prumos: um programa de atenção psicossocial aos servidores das forças de segurança estaduais e suas famílias. O nivelamento acontece até a próxima sexta-feira (27/11) no auditório da sede da Polícia Científica do Paraná, em Curitiba. Os profissionais que estão nas cidades do interior do estado participam das atividades por vídeoconferência.

O objetivo do programa é oferecer atendimento de saúde mental aos policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários, peritos oficiais, em todo o Paraná. São psicólogos e assistentes sociais, contratados por meio de processo seletivo simplificado (PSS). 

Além da capital, 18 cidades, em diversas regiões do Paraná, receberão o projeto. De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, que participou da abertura do nivelamento, o Programa de Atendimento e Atenção Psicossocial aos servidores é uma das iniciativas mais importantes do ano para a segurança pública. 

“Se o profissional da segurança pública está bem, ele consegue prestar um serviço de qualidade para a população. O trabalho diário exige muito dele, com a participação em atividades de grande risco, e isso faz com que o profissional acumule tensão, e precise ter acesso a profissionais que possam ajudá-lo”, destacou o secretário.

Os trabalhos da Sesp, os objetivos do programa, os métodos de trabalhos, e o sigilo do profissional, estão entre os temas abordados no treinamento do Prumos. “O início do nivelamento  é algo muito marcante e importante para toda a Secretaria, que está empenhada em fazer esse programa acontecer, buscando recursos e oferecendo meios”, afirmou a Chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Secretaria e Coordenadora do Projeto Saúde Mental, Patrícia Manica.

“Há um ano começamos as tratativas para um programa voltado à saúde mental dos agentes de segurança pública do Paraná, sempre de forma integrada. Então a Secretaria, como mediadora e pacificadora desse processo, está atendendo as demandas de suas instituições para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus servidores e, consequentemente, para toda a população atendida por eles”, completou Patrícia.

Durante o evento de abertura dos treinamentos dos profissionais de saúde contratados, os comandantes, diretores e representantes das instituições vinculadas à Secretaria participaram da solenidade e deram boas vindas aos contratados para o programa. Para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Péricles de Matos, um programa de atendimento psicossocial na Segurança Pública é fundamental e chega ao Estado para agregar à toda sociedade.

“O ambiente estressante e o risco constante da nossa atividade faz com que venhamos a desenvolver doenças psicossomáticas. O Prumos vem preencher uma lacuna no atendimento aos seus servidores, tanto na capital como no interior do Paraná. Agora, os policiais civis, militares, peritos criminais e agente penitenciários, terão acesso à assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras como uma ação preventiva, isso para que o policial tenha a segurança de saber que está sendo atendido e não venha cometer nenhum ato extremo, como no caso o suicídio”, disse.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manuel Vasco de Figueiredo, que representou o comando da instituição no evento, afirmou que o trabalho de atendimento psicossocial é fundamental aos agentes das forças de segurança, principalmente aos bombeiros militares, além de proporcionar maior valorização pessoal com o servidor. 

“O trabalho do bombeiro está intimamente ligado a uma atividade bastante desgastante, por exemplo, os atendimentos pré-hospitalares do Siate, combate à incêndios e a área de salvamentos. Então, a parte psicológica, com certeza, com o passar dos anos no serviço desgastante, pode ser afetada e por isso é fundamental que o bombeiro possa ter esse acompanhamento de profissionais da área”, afirmou o coronel Vasco.

A delegada-chefe do departamento de Recursos humanos da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Daniele de Oliveira Serigheli Costa, que faz parte da comissão organizadora do programa Prumos, participou da cerimonia representando o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach. Para ela, a chegada do programa de atendimento e atenção psicossocial, além de proporcionar mais um trabalho e vida melhor, aproxima os servidores das instituições. “Sabemos que existe uma resistência na procura atendimento psicológico e, com esse projeto, nossos agentes de segurança estarão mais próximos, pois sabem que há uma ajuda disponível”, relatou.

Já o diretor da Policia Científica do Paraná, que recebeu na sede na instituição o treinamento dos contratados para o programa Prumos, Luiz Rodrigo Grochoki, concorda com o pensamento do secretário de segurança. “Eu julgo que esse é um dos projetos mais importantes da Segurança Pública nos últimos anos. É fundamental investir na saúde mental do profissional da segurança pública, pois é ele quem está no dia a dia lidando com a extrema violência que acontece na sociedade. O atendimento desse programa vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para o profissional e, consequentemente, ele vai prestar um serviço melhor à população”, ressaltou.

“Vejo uma ação dessas, da criação de um programa unicamente voltado para a saúde mental dos servidores, como algo histórico no Estado.  Há muito tempo todos nós esperamos por isso, então é uma iniciativa que vem para somar, tanto para os agentes da segurança pública no geral, como para a toda a sociedade”, declarou o diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati.

SENSIBILIZAÇÃO - Antes de apresentar, oficialmente, o Programa de Atendimento e Atenção Psicossocial da Segurança Pública, a comissão organizadora buscou sensibilizar os servidores, de maneira mais direta, sobre a importância de cuidar da saúde mental com a campanha “Setembro Amarelo”, por meio de vídeos e divulgação sobre prevenção ao suicídio.

Uma série de quatro vídeos, com temas ligados à segurança pública e saúde mental dos servidores, foram trabalhados nas instituições durante o mês de setembro. Além disso, os materiais foram publicados, um em cada semana de setembro, nas redes sociais da secretaria, o que possibilitou que pessoas de outras áreas também fossem impactadas.

PRESENÇAS - Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes no evento de abertura do treinamento dos profissionais de saúde contratados para atuar no programa Prumos, demais autoridades da Pasta: o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel João Alfredo Zampieri; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Vanderley Rothenburg; o diretor do Departamento de Inteligência (Diep), Sivanei de Almeida Gomes e o vice-diretor do Departamento Penitenciário, Luiz Francisco Silveira, além de outras autoridades civis e militares.

GALERIA DE IMAGENS