Paraná sedia Encontro Técnico Operação Eleições 2020 05/08/2020 - 10:20

O Paraná sediou o Encontro Técnico Operação Eleições 2020 da região Sul e Sudeste para definir ações e a forma de atuação dos órgãos nas próximas eleições, previstas para novembro deste ano. As forças estaduais, federais e instituições convidadas se reuniram com representantes da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A reunião, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, foi na sede do Palácio das Araucárias, no bairro Centro Cívico, em Curitiba, durante esta terça-feira (04/08).

“É uma honra ser escolhido, entre tantos estados brasileiros, como sede desse encontro para tratar sobre as eleições futuras aqui no final do ano. Mais uma vez o Paraná mostra sua estrutura, sua qualidade de trabalho, suas instalações e o poder das pessoas de serem respeitadas. Sempre damos exemplo de seguridade e eleição tranquila. Vamos esperar que dessa vez a gente consiga transmitir isso também para outros estados”, disse o vice-governador do Paraná, Darci Piana.

Durante o evento, foram debatidas medidas de segurança durante o pleito eleitoral, bem como apresentado o Plano Estratégico de Atuação Integrada da Operação Eleições 2020 elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com orientações a respeito das ações que deverão ser desenvolvidas durante as eleições.

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, anfitrião do evento, ressaltou a importância de juntar diversas forças para debater o tema. “Eu tenho a impressão que a gente vai, mesmo com as dificuldades da pandemia, fazer uma eleição com tranquilidade dando a necessária segurança aos nossos eleitores. Somente com integração conseguiremos ter êxito nas ações definidas para as eleições”, disse. 

“Poder debater o assunto com grandes nomes é imprescindível para que possamos tomar uma decisão com a clareza e a importância que o tema exige. Nossa principal preocupação é sempre o bem estar da população, e organizar esta ação com antecedência, devido a importância do tema, nos ajudará a ter êxito” completou o secretário coronel Marinho.

APRESENTAÇÕES - Por videoconferência, o assessor especial de segurança e inteligência do Tribunal Superior Eleitoral, delegado Disney Rosseti, conversou com os representantes que estavam na reunião. Ele abordou os protocolos nacionais, esclareceu dúvidas e repassou informações aos órgãos.

A Seopi apresentou as diretrizes de segurança para todo o processo eleitoral, tema abordado pelo coordenador de planejamento operacional das eleições 2020, coronel Clelcimar Santos Rabelo de Sousa, e pelo tenente-coronel Bruno Rezende Cabral. Também foi apresentada a forma de preenchimento de informações no sistema nacional de monitoramento de dados.
 
“Estamos vivendo um momento atípico, que não afeta somente o Paraná, mas o país todo. As eleições serão um grande desafio, mas nós temos a convicção de que a expertise de nossos operadores de segurança serão nosso ponto forte. Temos 5.570 municípios, mais de 149 milhões de eleitores e mais de 100 mil locais de votação. Esse é o tamanho do nosso desafio nas eleições para o pleito eleitoral de 2020”, explicou o coordenador de planejamento operacional das eleições 2020, coronel Clelcimar Santos Rabelo de Sousa.

SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES - Foram debatidos ainda protocolos de segurança que deverão ser utilizados nas eleições, que terão atenção redobrada de todas as forças envolvidas, uma vez que o país enfrenta a pandemia do coronavírus. Ações como utilização de máscara facial, distanciamento adequado de cada cidadão, bem como o uso de álcool gel no local de votação, são exemplos dos temas abordados pelos órgãos. 

Já com definição da data da próxima eleição prevista para novembro deste ano, foram discutidas informações sobre as operações que serão realizadas pelos órgãos. Questões como número de mesários, higienização dos ambientes de votação e horários necessários para as atividades foram mencionados e discutidas pelas forças. Também foram abordados temas como procedimentos de segurança e cuidados que devem ser tomados pelo eleitores em termos de prevenção na epidemia.

Ainda foram debatidas as diretrizes na questão da segurança do dia das eleições. Uma palestra sobre crimes eleitorais, polícia judiciária e atuação das forças de segurança no dia do pleito eleitoral foi ministrada pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Luiz Rollo Alves.

INTEGRAÇÃO - Todo o encontro contou com representantes das forças policiais e demais instituições dos estados do sul e sudeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais). Órgãos como Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, estiveram presentes. Além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência e Departamento Penitenciário dos estados das regiões.
 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula, explanou sobre a integração entre instituições. “Temos certeza que, conforme dito aqui, com a expetise e unindo todas estas forças, nós sairemos mais fortes do que entramos nessa crise inédita à toda a comunidade. A partir do momento que há essa integração, praticamente, de todos os órgãos, todo o Brasil começa ter condição para fazer um levantamento, tanto para a atuação no dia das eleições, como para o futuro, visando o planejamento de outras eleições, com mais planejamento”.

Já o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, citou que em eleições antigas houve problemas e, se não fosse o trabalho da força pública, do Exército, da Polícia Civil, da Polícia Militar, não teriam da situação. “Eu quero parabenizá-los e dizer que essa integração, essa união, é muito importante. Nós temos certeza que, apesar de termos um inimigo invisível, que é o coronavírus, nós haveremos de vencê-lo e mostrar, mais uma vez, o orgulho que é a Justiça Eleitoral Brasileira, exemplo para o mundo”.

A procuradora de Justiça do Ministério Público, Sâmia Saad Gallotti Bonavides, que representou o Procurador-geral da Justiça do Ministério Público, Gilberto Giacoia, afirmou que o órgão está à disposição para novos encontros e debate das ações.

“O Ministério Público é um parceiro que se coloca com todos aqueles que participam de ações voltadas para políticas públicas e ao atendimento da população. Dentre elas, as ações que correspondem a esse conjunto voltado à escolha de seus representantes, que é umas das mais importantes. É uma reunião importante, estratégica para as eleições deste ano e, por isso, o Ministério Público novamente se encontra para dar o auxílio que for necessário”, declarou.

Em apoio a todas as forças ligadas ao processo eleitoral, o Exército Brasileiro se fez presente. “O Exército Brasileiro está pronto para cooperar com todas as ações necessárias para que tenhamos as eleições tranquilas dentro dessa intranquilidade da pandemia e, se for necessário, nós estaremos apoiando qualquer instituição envolvida no pleito para que ele seja efetivo”, disse o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Carlos José Russo Assumpção Penteado.

OUTRAS REGIÕES - Para realização do Encontro Técnico, o Brasil foi separado em regiões. O primeiro estado que sediou uma reunião foi Tocantins, na semana passada, com representantes da região norte do país. Após, o encontro foi realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, também na semana passada. O Paraná foi o quarto estado a receber o encontro, representando os estados do sul e sudeste, e contou com dois representantes de outras regiões, que não puderam estar presentes nas reuniões anteriores. Ainda nesta semana outro encontro será realizado, desta vez, em São Luís, no Maranhão.

PRESENÇAS - Pelo Paraná, estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; o diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, delegado Francisco Caricati; o chefe da delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal do Paraná, delegado Flávio Augusto Palma Setti; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Daniel Antonio Costa. 

GALERIA DE IMAGENS