Paraná inaugura primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira do País 16/12/2019 - 18:20

O primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira do país foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (16/12) em Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado. A solenidade de descerramento da placa inaugural contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; do secretário estadual da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; e do coordenador de Combate ao Crime Organizado no Ministério da Justiça, delegado federal Wagner Mesquita de Oliveira.  

O projeto-piloto para o monitoramento da fronteira é inspirado nos centros do governo norte-americano, que integra forças de segurança de diversos níveis (municipal, estadual e federal). No local, os representantes de vários órgãos deverão atuar de forma integrada.

“O Fusion Center é algo extremamente novo, moderno, que veio para dar suporte ao trabalho operacional das forças de segurança, integrando todos os tipos de informações e também fazer operações de forma conectada com as forças municipais, estaduais e federais”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Foz do Iguaçu é a primeira cidade do Brasil a ter este tipo de iniciativa, que vai ajudar muito não só o Paraná, mas o Brasil, porque vai trazer uma nova dinâmica para as forças de segurança. Não é à toa que estas parcerias têm trazido bons resultados. Nas estatísticas até setembro, quase  50% dos municípios não tiveram homicídios, além das cidades grandes, como Curitiba, que tiveram 23% menos homicídios. A nossa ideia é essa, ampliar cada vez mais a redução destes índices positivos”, completou o governador.

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a integração, que já é realizada entre as forças policiais estaduais, agora será feita também com outros órgãos municipais e federais. “Como eu sempre digo, a segurança pública é feita da integração entre as corporações e somente com a troca de informações conseguiremos alcançar melhores índices de criminalidade e uma maior efetividade nas ações desenvolvidas em todo o Estado. Para mim é uma honra ver o Paraná ser o primeiro estado brasileiro a ter essa estrutura”, afirmou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, explicou que este é o primeiro escritório para a função criado no Brasil, com a integração de diversas agências representadas. “A ideia do nosso Centro Integrado de Operações de Fronteira é basicamente termos uma força tarefa permanente no local, cuja missão específica é combater crimes de contrabando, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, crime organizado, além de cuidar da boa intenção de estruturas críticas em nosso país, como a Itaipu”, comentou.  

ESTRUTURA - Ao todo serão dez instituições de segurança pública que vão compor o Centro Integrado de Operações de Fronteira, com acesso aos bancos de dados e a troca de informações e compartilhamentos. Além disso, seis núcleos especializados poderão fornecer apoio e aprofundamento às investigações policiais de combate ao crime organizado.

Dentre os órgãos que vão trabalhar efetivamente no local estão Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF - antigo Coaf), Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, entre outros.

O coordenador de Combate ao Crime Organizado no Ministério da Justiça, delegado federal Wagner Mesquita de Oliveira, agradeceu o apoio do Governo do Paraná durante a elaboração do projeto. “A Secretaria da Segurança Pública do Paraná abraçou a ideia e levou à frente este novo conceito. O Centro Integrado de Operações de Fronteira será um canal simples e unificado para apoio e investigação criminal e combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro e ao terrorismo”, explicou.

A gestão do Fusion Center, que deve abrigar um núcleo do Centro Integrado de Inteligência, inaugurado neste ano em Curitiba, será feita pela Polícia Federal. O local também auxiliará investigações que estão em andamento em todo o País, principalmente de combate ao tráfico de drogas e armas, além da desarticulação de organizações criminosas na região de fronteira. “Além disso, o Centro já conta, através da Polícia Federal, com apoio em cooperação direta com polícias de cinco países: Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Peru”, explicou.

PARCERIAS - O diretor da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, explanou, durante a solenidade, que a integração é o ponto principal de todo o projeto. “Integrar informações, conhecimento, operações e obter resultados para a região. O local escolhido não poderia ter sido mais feliz do que a tríplice fronteira de Foz do Iguaçu onde países se encontram e se integram. Eu diria que, o crime organizado tem duas opções: ou se afugentar dessa região ou então levantar as mãos e se entregar”, concluiu.   

Para o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Castanheira Garrido Alves ressaltou, a parceria existente entre a instituição com os governos estadual e federal. “É um privilégio para o Parque Tecnológico poder contribuir para esse trabalho de prevenção e repressão aos delitos das fronteiras, trabalho que será incrementado com a integração de dados e informações das mais diversas forças de segurança e inteligência que atuam em nosso território. Vai ser um fator de atração, investimento e desenvolvimento nessa região e com isso também vai ajudar o nosso Parque Tecnológico na sua missão que é geração e riqueza e bem estar para a nossa sociedade”, salientou.

Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, ressaltou que a implantação do Fusion Center traz diversos benefícios ao município. “Hoje já somos o segundo destino de estrangeiros no Brasil. Foz do Iguaçu se consolida cada vez mais como um grande polo político internacional, e só temos a agradecer, porque esse Centro vem ao encontro do que a cidade precisa, pois a segurança nos possibilita crescer com muito mais sustentabilidade”, disse.  

INTEGRAÇÃO – O Paraná já conta com a implantação de dois programas do Ministério da Justiça. O projeto Em Frente Brasil atua em São José dos Pinhais (RMC) desde agosto deste ano e já colaborou para a redução dos índices criminais naquele município. Já em Curitiba está o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), que conta com bases e sistemas de dados de órgãos dos três estados do Sul. No local, são feitas a coleta, análise e disseminação de dados para tomada de decisão das secretarias estaduais, com a produção de conteúdo estratégico para as operações das forças de segurança.

FRONTEIRA TECH - Durante a tarde desta segunda-feira (16/12), foi inaugurado o programa “Fronteira Tech”, que usa inteligência artificial durante as fiscalizações na região de fronteira. Ao todo serão instalados 70 equipamentos que farão reconhecimento facial e identificação das placas que circulam pela fronteira do Estado. Os aparelhos estarão na entrada e na saída da Ponte da Amizade. O investimento inicial para a aquisição, instalação e operação dos equipamentos e softwares foi de R$ 5 milhões.

 

GALERIA DE IMAGENS