Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul fazem megaoperação contra o crime organizado nas divisas 29/10/2020 - 15:56

As regiões Oeste, Noroeste e Norte do estado serão o foco dos trabalhos das forças de segurança do Paraná durante a terceira edição da megaoperação Divisas Integradas III, lançada nesta quinta-feira (29/10). Os trabalhos envolvem agentes e policiais de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, totalizando cerca de 20 mil profissionais e mais de 6,7 mil viaturas, para reprimir o crime organizado, em especial nas rotas utilizados para transporte de drogas, armas e outros ilícitos entre os estados. Mais detalhes da ação serão divulgados em coletiva de imprensa, às 17 horas, no Centro de Operações Integradas da Capital Paulista.

Os trabalhos já começaram e os primeiros resultados gerais até às 11 horas desta quinta-feira (29/10) são de uma espingarda e 7,8 quilos de maconha apreendidos, além do cumprimento de 23 mandados de Busca e Apreensão e um de Prisão. As equipes policiais já fizeram cinco prisões e recuperaram dois veículos que tinham alerta criminal.

Pelo Paraná, a coordenação geral da operação é do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), da Secretaria da Segurança Pública (SESP-PR), que junto com os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros definiram a estratégia de atuação em pontos de divisa, totalizando 12 locais de fiscalização e abordagem, além de ações específicas com cumprimento de mandados judiciais contra o crime organizado.

A parceria é uma iniciativa entre as secretarias estaduais de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e do Paraná (SESP-PR), juntamente com as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e do Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS), as respectivas polícias Militar, Civil e Técnico Científica, bem como o Corpo de Bombeiros Militar e Departamentos de Inteligência. Na esfera federal, os trabalhos contam ainda com o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

PARANÁ - Além dos batalhões de área, coordenados pelos Comandos Regionais, atuarão as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Fronteira (BPFron), do 2º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo Norte Pioneiro e Norte do Paraná, e do 3º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pela região Noroeste do Estado.

Pela Polícia Civil do Paraná participam efetivos da 7ª, 8ª, 9ª, 14ª, 19ª, 20ª, e 22ª Subdivisões Policiais, além da atuação do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), do Núcleo de Operações com Cães (NOC), da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

SÃO PAULO - Os trabalhos, com início preliminar no último sábado (24/10), são realizados nos limites das unidades federativas, sendo que, em relação a Minas Gerais e ao Paraná, as atividades acontecem nas meias divisas, compreendendo as regiões do Triângulo Mineiro e do Noroeste Paranaense.

Integram as atividades batalhões territoriais sediados nas regiões envolvidas, assim como os comandos de Policiamento de Choque (CPChq), Ambiental (CPAmb), Rodoviária (CPRv), o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) e o Corpo de Bombeiros.

Ainda em São Paulo, participam os departamentos estaduais de Investigações Criminais (Deic) e de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc); os departamentos de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e de inteligência da Polícia Civil (Dipol); além dos departamentos de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) e das regiões de Ribeirão Preto, Bauru, Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba.

MATO GROSSO DO SUL - Participam servidores e policiais das instituições que compõem a estrutura da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), que atuam no Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV), no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), nas unidades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil ? entre elas a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

Também auxiliam na Operação a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz/MS), a Polícia Militar Rodoviária Federal e a Receita Federal do Brasil.

MINAS GERAIS - Dentre os órgãos mineiros envolvidos estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, servidores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, servidores da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) e da Secretaria de Estado da Fazenda e Ministério Público (MPMG).

A Polícia Federal disponibiliza ainda pessoal e equipamentos do Grupo de Bombas e Explosivos para a fiscalização de armamentos, explosivos e materiais controlados, como nitrato de amônia. Além disso, está previsto o fomento à resolução de crimes notificados por meio do Disque Denúncia 181.

Mais detalhes desta força-tarefa serão divulgados em entrevista coletiva, na sede do Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Capital, com a presença dos secretários da Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, do Mato Grosso Do Sul, Antonio Carlos Videira, e o subsecretário de Inteligência E Atuação Integrada De Minas Gerais, general Ramon Marçal Da Silva.
A coletiva também será transmitida pela internet pela plataforma Zoom.

A respectiva sala será aberta às 16h40 e o link para o acesso é o seguinte:

Link de acesso: zoom.us/j/99002591030?pwd=L1k2a1hNeEVrS09DZUk3UjlNWFJXUT09

Número da reunião: 990 0259 1030