Órgãos de segurança lançam operação Carga Segura no Litoral 17/04/2020 - 20:07

Uma força-tarefa das forças de segurança públicas atuantes no Litoral do Estado foi montada para deflagrar a Operação Carga Segura a partir desta sexta-feira (17). A ação é um esforço para combater as vazadas (furto de carga), além de roubos, furtos e outros crimes. O lançamento das atividades foi no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá.

Pela Polícia Militar estão empenhados na operação os efetivos do 9° Batalhão, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 8° Grupamento de Bombeiros (8°GB) e da Portos do Paraná. As ações serão integradas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a Guarda Civil de Paranaguá, com a Polícia Civil e com a Guarda Portuária.

“A Polícia Militar fará patrulhamento, pontos-base e abordagens para trazer para o caminhoneiro e à população mais segurança. A operação começa hoje, mas será ininterrupta diuturnamente, pois o crime não descansa, então a Polícia Militar e os outros órgãos também não irão descansar”, disse o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Josemar Biscaia.

A operação foi desencadeada em virtude do início da colheita da safra em todo o Estado, em que o transporte dos produtos é intenso pelas rodovias estaduais e federais em direção ao Porto de Paranaguá. Diante disso, o policiamento ostensivo passa a ser intensificado nos principais eixos de acesso ao porto e aos locais de recebimento de carga.

“A ideia de participar em conjunto com outras instituições é exatamente rebater as ações criminosas. Mesmo com a pandemia do coronavírus as ações criminosas não cessaram e com essa preocupação do Governo do Estado houve a união de esforços e os resultados eles logo virão, trazendo mais segurança logística de transporte dos caminhoneiros no Porto de Paranaguá”, explicou o comandante da Polícia Portuária, major Cesar Kamakawa.

De acordo com o major, no período de safra, a média diária é de 3 mil caminhões que chegam para descarregar, podendo oscilar até cinco mil caminhões.

Pela PRF, o inspetor Ricardo Pasquali explicou que todas as ações ostensivas serão reforçadas, inclusive com apoio de um helicóptero. “O efetivo da PRF estará reforçado e serão feitas rondas ostensivas, juntamente com as outras forças unidas, para combater a criminalidade”, disse.

Segundo Marcia Garcia, da Guarda Municipal de Paranaguá, também haverá equipes da GM atuando em apoio às polícias. “Estaremos à disposição para trabalhar junto às forças do Estado para tentar coibir o furto de cargas em nossa cidade. Estaremos com as motos e as viaturas à disposição para total apoio”, disse.