Operação Sinergia é lançada em Londrina (PR) com a presença do Secretário da Segurança Pública 27/11/2020 - 20:49

Abordagens, fiscalizações, bloqueios e patrulhamento são intensificados em Londrina (PR) a partir desta sexta-feira (27/11) com a Operação Sinergia. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o coordenador regional do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto e delegados. A operação reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Estadual e Guardas Municipais, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.

“Com operações como essa, a comunidade começa a perceber e valorizar mais a polícia nas ruas, e recebe a sensação de segurança, algo muito importante para a Secretaria. Temos incentivado que a PM faça o policiamento ostensivo, com as equipes nas ruas. A Polícia Civil vai reforçar as investigações e passará a ter mais elucidações de crimes com o planejamento que estamos fazendo, liberando os profissionais que antes precisavam cuidar dos presos nas delegacias para que possam fazer o que realmente lhes cabe”, disse o secretário Marinho.

O lançamento ocorreu por volta de 15 horas, no 5º Batalhão de Polícia Militar. Foram reunidas equipes da unidade, do Pelotão de Choque, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal.

“Essa operação envolve mais de 4 mil homens, mais de 1,5 mil viaturas, policiais militares, civis, guardas municipais e Exército Brasileiro em todo o estado. Estamos com bloqueios desde Foz do Iguaçu até Paranaguá, com patrulhamento nos municípios. Em Londrina, em especial nas regiões urbana e rural, reforçamos todas as ações”, explicou o coronel Hudson.

A atuação da Polícia Civil também está sendo intensificada. Para o delegado-geral da instituição, Silvio Jacob Rockembach, o maior ganho com a operação é o trabalho integrado entre todas as instituições de segurança pública do estado. Ele acrescenta que o papel do trabalho de inteligência, com aplicação planejada das equipes nas ruas, vai agregar mais resultados.

“A Polícia Civil, dentro das suas atribuições, contribui efetivamente com a coleta e informações de inteligência para ajudar a direcionar os trabalhos ostensivos na rua. Temos buscado a pró atividade, se antecipando aos fatos e buscando, junto com a PM, o melhor direcionamento do policiamento por meio da atividade da inteligência”, explicou.