Novas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reforçam ações na segurança pública e contra a pandemia do coronavírus 27/03/2020 - 18:42

O combate a criminalidade e os atendimentos de emergência foram reforçados com a entrega de 118 novas viaturas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Os veículos foram apresentados na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) nesta sexta-feira (27/03) e servirão ainda para dar suporte ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19). O investimento neste lote de veículos é de R$ 11,5 milhões.

A rápida cerimônia, obedecendo as recomendações da Secretaria da Saúde da não aglomeração de pessoas, marcou a entrega de 100 veículos à PM, sendo 16 Renault Logan, 52 Renault Duster, 10 GM Cruze descaracterizados, 11 GM Cruze plotados, nove micro-ônibus e duas Renault Master. Já o Corpo de Bombeiros recebeu 18 GM Cruze.

A verba de aquisição dos veículos veio por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fundo Especial de Segurança Pública (FUNESP) e do Fundo de Reequipamento do Trânsito (FUNRESTRAN). O governador Carlos Massa Ratinho Júnior afirmou que há um grande trabalho de reequipamento de toda estrutura da segurança pública, e que neste momento é importante dar suporte para que os profissionais possam atuar com mais amparo e dar apoio no enfrentamento ao coronavírus

“Precisamos muito da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e todo nosso sistema de segurança pública está voltado para dar suporte à Secretaria da Saúde. São R$ 11 milhões em investimentos, aqui entregamos 118 novas viaturas e já estamos antecipando outros recursos para dar o apoio necessário ao enfrentamento dessa pandemia”, destacou o governador.

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, apontou que o planejamento foi fundamental para que houvesse a compra dos veículos. Além dos recursos do Governo do Estado, também foram obtidos investimentos junto ao Governo Federal e a deputados federais e estaduais para ajudar no reequipamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Com os veículos, o objetivo é prestar melhor apoio no combate ao coronavírus no Paraná. “Esse grande investimento mostra a preocupação do Governo do Estado com a tranquilidade e segurança das pessoas em todas as regiões do Paraná. A Segurança Pública está voltada para ajudar a Secretaria da Saúde e a Defesa Civil, mas essas ferramentas também são importantes para que os índices de criminalidade reduzam, além de oferecer serviços de mais qualidade ao nosso bem mais precioso: o cidadão”, declarou.

Segundo o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, a preparação prévia da Polícia Militar fez a diferença no combate à criminalidade, e também nas atividades de prevenção ao Covid-19.“Significa que temos um preparo, uma boa logística, e planos específicos. Agora entregamos 118 veículos à população paranaense e, assim, poderemos proteger melhor as famílias paranaenses, proporcionando mais tranquilidade”, destacou.

Para o Corpo de Bombeiros, os novos veículos serão essenciais no apoio às ações de Saúde neste primeiro momento. De acordo com o Comandante da instituição, coronel Samuel Prestes, os carros poderão ser utilizados para transporte de pessoas, de equipamentos e de profissionais envolvidos diretamente no combate ao coronavírus. “Essas viaturas serão distribuídas em todo o estado e estarão à disposição para aquilo que for necessário, colaborando no enfrentamento a situação de emergência que vivemos por causa da pandemia”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS