Mais de 500 pessoas são presas e 7 toneladas de maconha e 68 armas apreendidas nas duas etapas da Operação Sinergia 05/12/2020 - 18:54

A união das polícias estaduais e federais pela Operação Sinergia com o reforço dos trabalhos ostensivos nas ruas resultou em 505 pessoas presas e 68 armas de fogo apreendidas no Paraná. O balanço é dos quatro dias de atividades (26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro), e inclui, ainda, a apreensão de 7 toneladas de drogas e de 172 aves silvestres. Além do serviço de segurança pública, a operação foi desencadeada para levar orientação e fiscalização às pessoas sobre as medidas de prevenção ao coronavírus, estabelecidas por meio de decreto estadual. Nos quatro dias, mais de 17,3 mil policiais de todas as forças e mais de 5,8 mil viaturas foram aplicados na Sinergia.

Para o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a integração é a maior ferramenta da Operação Sinergia. “Montamos um planejamento com ações que envolvem não só as forças de segurança do estado, mas também os órgãos federais e municipais, para ampliar os efeitos de prevenção e fiscalização em todo o estado”, disse. “Com isso, nosso maior resultado é a prevenção da criminalidade e da proliferação da Covid-19”, completa.

De acordo com o balanço da Polícia Militar, que coordenou os trabalhos, foram feitas mais de 100 mil abordagens a pessoas e 57.045 vistorias a veículos em todo o estado. Nos quatro dias de ações, foram atendidas 1.650 ocorrências e lavrados 168 Termos Circunstanciados de Infração Penal. As equipes policiais fizeram 504 prisões e foram apreendidos 69 adolescentes.

Além disso, houve a apreensão de R$ 2.598,75 em dinheiro, 373 muniçes de variados calibres, 708.359 mil pacotes de cigarros, de 56 comprimidos de ecstasy e 95 pontos de LSD. Ao todo, as equipes policiais abordaram/vistoriaram 3.473 pontos comerciais, sendo que 52 acabaram notificados/autuados.

“A operação foi um sucesso, nos quatro dias, duas etapas, houve a apreensão de grande quantidade de drogas, mais de 500 pessoas foram encaminhadas por diversos crimes e infrações penais, sem contar o fator da prevenção e da sensação de segurança que foram transmitidas a toda sociedade”, destacou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, afirma que a aproximação com a população é um fator que auxilia nos resultados por conta das denúncias contra o crime organizado. “A sociedade tem colaborado muito com a Polícia Civil e com as demais instituições de segurança pública. Além disso, nosso trabalho tem sido integrado junto à Secretaria e as outras polícias para maximizar as prisões e apreensões no estado”, disse.

Durante a operação Sinergia, os efetivos disponíveis dos serviços operacionais e administrativo foi empregado. Sob coordenação da PM, as ações ostensivas em todo estado contou com a participação. A operação Sinergia, coordenada pela Polícia Militar, inclui a Polícia Civil, o Departamento Penitenciário, as Guardas Municipais, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e a Receita Estadual.

“O foco da operação, além das ações de segurança pública, também foi orientar as pessoas sobre a importância do isolamento social e do cumprimento das medidas de restrição no período das 23 horas às 5 horas. Um dos principais objetivos é que não ocorram acidentes de trânsito, que não ocorram também situações de lesão corporal e outras situações que demandam a saúde pública”, acrescentou o coronel Hudson.

DECRETO – Patrulhamentos e abordagens da Polícia Militar foram intensificadas em todo o Paraná para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual nº 6.284/2020, o qual estabelece novas medidas de combate ao coronavírus, incluindo restrição de horário para circulação de pessoas. A Corporação conta com apoio das outras forças de segurança nesta atividade.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a PM readequou as atividades internas para não deixar de atender o cidadão. A Corporação ainda intensificou os trabalhos de orientação e fiscalização para inibir os casos de aglomeração de pessoas, festas clandestinas e perturbação de sossego.

Nesta sexta-feira (04/12), na Capital e no Litoral houve a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) para verificar o funcionamento de estabelecimentos comerciais específicos, o cumprimento dos horários de restrição de circulação de pessoas e demais medidas sanitárias. Em Curitiba, seis pontos foram fechados e 10 autuações administrativas lavradas. Já em Matinhos, sete estabelecimentos foram desativados e apreendidos 85 charutos, 1.099 essências de narguilé e 132 maços de cigarros.