Identificação será grande aliada da segurança na Copa do Mundo
07/10/2011 - 15:40

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, José Ricardo Botelho, anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), medidas de tecnologia para garantir a segurança na Copa do Mundo de 2014. O anúncio ocorreu durante a 41.º reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), em Foz do Iguaçu.

Botelho deu ênfase ao Registro da Identidade Civil Única (RIC), que, em um primeiro momento, deverá ser feito para operários das arenas, dos estádios e integrantes de torcidas organizadas. “É um documento completo e contém todos os dados biométricos do cidadão, garantindo total segurança ao portador e a toda a população”, explicou. Também serão instaladas catracas com sensores especiais para ler as informações do cartão.

Com o RIC, é possível encontrar um torcedor em qualquer parte do estádio. No Maracanã, no Rio de Janeiro, a expedição do documento já é feita. “Esse sistema vai proporcionar diminuição na violência nos estádios, porque todo o cadastro de torcedores ficará em um banco de dados nacional, que poderá ser acessado em todo o Brasil”, acrescentou.

BRAÇAIS – Outra medida estudada é a criação de tarjas identificadoras (braçais) diferenciadas para policiais que prestarão atendimento especializado a estrangeiros. O objetivo é padronizar o atendimento da polícia para que os turistas consigam identificar os policiais sem dificuldades.

Todas as cidades sede da Copa, inclusive Curitiba, farão parte desse sistema especial de segurança. No próximo dia 17, haverá uma reunião, também em Foz do Iguaçu, com representantes de todos os institutos de identificação dos Estados que vão sediar os jogos do campeonato mundial de futebol, para explicar exatamente como será o funcionamento.

Também estão sendo realizadas reuniões estaduais bimestrais para definir as ações de segurança pública. Entre os dias 7 e 9 de dezembro serão reunidas, em Natal, as equipes de tecnologia de cada unidade estadual para traçar as estratégias de equipamentos e sistemas a serem utilizados no processo.

GALERIA DE IMAGENS