Chuva no Litoral alerta Corpo de Bombeiros sobre alagamentos e deslizamentos 22/01/2021 - 20:31

O Corpo de Bombeiros e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) das cidades do Litoral estão monitorando as chuvas para atender a população caso seja atingida por inundações, deslizamentos de terra e enchentes. Até o momento foram registrados deslizamentos em Matinhos, Antonina e Guaratuba, e alagamentos nos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná, todos sem vítimas.

Segundo as informações da porta-voz do Corpo de Bombeiros pelo Verão Consciente 2020/2021, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, dados de monitoramento de estações meteorológicas, as cidades mais atingidas pelo acúmulo de chuvas são Paranaguá, com 140mm, depois Guaratuba, com 98mm e Guaraqueçaba, com 67mm.

Com isso, o solo está mais encharcado e o Corpo de Bombeiros, por meio do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) está monitorando do o Litoral para caso ocorra deslizamentos, alagamentos e enchentes, as pessoas recebam o devido atendimento. “Até o momento, o Corpo de Bombeiros recebeu algumas ligações para atendimentos relativos às chuvas, sendo a maioria orientações repassadas aos solicitantes. As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil também estão atuando nos chamados”, destacou a tenente.

O balanço preliminar do 8º Grupamento aponta que houve três situações de deslizamento de terra em Matinhos (bairro Sertãozinho), Antonina (bairro Tucunduva) e Guaratuba (próximo ao ferry boat de Guaratuba). Neste último, o trabalho envolveu o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que enviou um engenheiro nesta sexta-feira para fazer uma avaliação de possíveis riscos ao tráfego de veículos, sendo decidido que a via deverá ficar interditada até que a situação do solo melhore.

Em Guaraqueçaba, alguns pontos da PR 405 ficaram alagados e atrapalharam o trânsito. Os locais mais afetados são a intersecção com rio Copiuvinha, em Antonina; a curva da Santinha (subida), km 19 e 800; a reta do Pontinga (Francelino), km 31, e a entrada do Itaqui. Já em Paranaguá, houve seis acionamentos de alagamentos e um deslizamento de terra próximo à BR 277, no km 8, mas sem impacto ao trânsito.

Ainda na cidade, houve seis chamados de alagamentos, nove pessoas acabaram atingidas, sendo que sete tiveram que deixar suas residências e procurar abrigo na casa de parentes e amigos.