Em São José dos Pinhais, equipes do “Em Frente Brasil” desencadeiam Operação Domo para combater o homicídio 15/04/2021 - 16:51

Uma ação integrada de equipes da Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e Força Nacional prenderam cinco pessoas e apreenderam bebidas alcoólicas e cigarros contrabandeados durante a Operação Domo. A ação policial aconteceu na tarde de quarta-feira (14/04) nos bairros Afonso Pena e Independência, em São José dos Pinhais, e faz parte do Projeto Piloto “Em Frente Brasil”.

De acordo com o delegado titular da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de São José dos Pinhais e integrante do projeto Em Frente Brasil, Dr. Fábio Machado, as ações tiveram como foco sua execução em 11 pontos específicos nos bairros definidos. “Nós estamos  intensificando essas ações que irão acontecer semanalmente, aqui em São José dos Pinhais, sempre com a ação das polícias trabalhando em conjunto, na intenção de asfixiar o tráfico de drogas, que é o principal motivo dos homicídios na cidade”, afirma.

Esta ação integrada foi a primeira de outras que visam o enfrentamento do tráfico de drogas na região, resultando na abordagem de mais de 50 pessoas e diversos veículos. As equipes policiais também ocuparam pontos de vendas de drogas, impedindo, assim, a atuação dos criminosos.

Cinco pessoas foram presas em flagrante, destes dois proprietários de estabelecimentos, os quais foram encaminhados por contrabando, descaminho, crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo. Foram apreendidas bebidas contrabandeadas e falsificadas, além de uma carga de cigarros trazidos do Paraguai (PY).

A Operação Domo tem como objetivo fazer operações nos locais que tenham incidência de homicídio e tráfico de drogas, a fim de desarticular e enfraquecer grupos criminosos que atuam na região. “Queremos atacar os homicídios na sua causa, para que não se repitam crimes como os que aconteceram nesse ano e, com isso, a gente possa gerar diminuição dos índices de criminalidade em São José, de uma maneira pedagógica”, completa o delegado.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social.