Em Foz, enfermeiros do Depen passam por capacitação para testagem da Covid-19 22/05/2020 - 14:29

Uma equipe de saúde do Departamento Penitenciário de Foz do Iguaçu foi capacitada para coleta de material para exame de diagnóstico da Covid-19, nesta quinta-feira (21/05). O treinamento ocorreu no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), o qual é referência no município para atendimento de casos do novo coronavírus.

Três enfermeiros que atuam no Depen de Foz do Iguaçu participaram da aula. Cada um deles é lotado em uma das unidades de Foz do Iguaçu (Penitenciária Feminina, Penitenciárias Estaduais I e II e Cadeia Pública Laudenir Neves). “O objetivo é capacitá-los para que, em caso de necessidade, os presos não precisem sair da unidade para fazer o teste”, explicou o coordenador regional, Marcos Marques.

De acordo com o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o método de coleta é o swab, ou seja, o procedimento consiste em introduzir, em ambas as narinas, hastes flexíveis de algodão (semelhantes a um cotonete) pela narina até a nasofaringe e realizar movimentos rotatórios. Desta forma, são colhidas secreções das narinas e da boca.

“Eles receberem as instruções de como fazer o procedimento de forma a garantir que o material coletado esteja apto para posteriormente ser analisado pelo laboratório”, explicou Marques. Segundo ele, desta forma reduz-se os riscos de um possível deslocamento do preso até a unidade de saúde.

O treinamento foi feito pela enfermeira supervisora do Pronto-Atendimento Respiratório do HMPGL, Isabela Rojas Azevedo. Durante a aula, ela ainda fez questão de tratar sobre a importância da paramentação e os cuidado necessários ao desparamentar o profissional, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.