Doações arrecadadas pelo Batalhão Ambiental são entregues a famílias e instituições 05/05/2021 - 18:40

Nesta semana, instituições e famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social receberam mais de 5,6 toneladas de alimentos, 1,6 tonelada de ração para cães e gatos e 221 litros de álcool para higienização das mãos. Os produtos foram arrecadados durante a campanha Aniversário Solidário do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV).

A arrecadação ocorreu em abril como parte das comemorações dos 64 anos de criação da unidade. As doações foram entregues na sede do Batalhão, em São José dos Pinhais, e também nas Companhias de Paranaguá, Londrina, Maringá, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cianorte, Campo Mourão, Umuarama e Jacarezinho.

Segundo a porta-voz da unidade, tenente Maria Cecilia Marçal Rodrigues, ações solidárias deste cunho fazem bem não só às famílias em situação vulnerável como também aos doadores. “É fato que a sociedade passa por momentos difíceis ao enfrentar a pandemia da Covid-19. Mas se deparar com famílias em situações de extrema necessidade e ver o sorriso de uma criança ao receber uma doação, não tem preço”, disse ela. “O Batalhão de Polícia Ambiental agradece a todos que colaboraram e deixaram a solidariedade falar mais alto”, afirmou a tenente.

Um dos doadores chamou a atenção dos policiais militares de São José dos Pinhais. Segundo a tenente Maria Cecília, o cidadão doou sozinho 688 quilos de alimentos. “Ele passou em frente ao Parque Metropolitano de São José dos Pinhais e ao observar a faixa que anunciava o respectivo evento, telefonou ao Batalhão e perguntou se ainda poderia doar. Após a afirmação ele foi até um atacado e trouxe os alimentos”, contou.

O cidadão, segundo a tenente, disse que que gosta e quer ajudar, mas tem receio de como as entidades destinam as arrecadações. “Entretanto, por se tratar de um Batalhão da Polícia Militar, julgou a Corporação idônea e decidiu colaborar”, contou.

ENTREGAS - A distribuição foi feita localmente pelas Companhias do Batalhão Ambiental, priorizando famílias mais carentes atingidas pelos efeitos da pandemia, e as instituições que prestam apoio assistencial e tratam de animais abandonados.

Em São José dos Pinhais, cestas foram entregues para moradores da região do Rio Pequeno, ao Lar Mãe Maria, à Chácara Decisão e ao Projeto Valentes de Davi, estes dois últimos que atendem pessoas com dependência química.

“Houve, ainda, uma preocupação por parte do Batalhão em atender famílias de policiais militares que recebem apoio do Serviço de Assistência Social e da Capelania da PMPR, sendo um total de oito famílias de milicianos já na reserva remunerada ou por algum motivo reformado”, acrescentou a porta-voz da unidade.

Outra parte dos alimentos foi destinada à Secretaria Municipal de Assistência Social de São José dos Pinhais, que entregou para outras famílias cadastradas junto à prefeitura. As rações foram entregues à Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), à Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais e a outras pessoas voluntárias que atuam no resgate de animais abandonados.

No Litoral do Estado, em Paranaguá os donativos foram entregues pelos policiais militares para 20 famílias ribeirinhas da Baía de Guaraqueçaba, na comunidade do Itaqui. Já no Norte Pioneiro, as equipes destinaram 200 quilos de ração para cães e gatos, 30 quilos de alimentos não perecíveis e 300 frascos de álcool em gel 70% para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Urbano de Jacarezinho para serem distribuídos às famílias mais necessitadas.

Na região de Apucarana, o Batalhão Ambiental entregou 800 quilos de alimentos para a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho de Apucarana; 309 quilos de rações para cães e gatos à Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana, além de 20 cestas básicas para famílias mais carentes que moram na cidade.

No Noroeste, foram beneficiados o Lar Escola de Maringá, Anjos em Ação e a Casa Geração de Ana em Maringá, além da Comunidade Renovação, em Campo Mourão. Em Cianorte, 400 quilos de ração e quatro cestas básicas foram entregues no Recanto dos Velhinhos e ONG Amigos de Patas.

Em Guarapuava, foram entregues 599 quilos de alimentos ao Instituto de Ação Social Renascer, 88 frascos de álcool 70% para o lar de idosos SOS Guarapuava e 280 quilos de ração para a Associação de Apoio aos Animais.

No Oeste, a unidade distribuiu 20 cestas básicas para famílias de Foz do Iguaçu escolhidas em parceria com o serviço social de uma entidade religiosa do município.