DIA DA VITÓRIA: Exército Brasileiro é exemplo de integração e parceria no Estado do Paraná 08/05/2020 - 15:48

O Exército Brasileiro comemora neste mês 75 anos da participação na Segunda Guerra Mundial. A atuação da instituição é lembrada até hoje em todo o Brasil e pelas forças de segurança. Por isso, neste dia, o secretário da Segurança Pública do Paraná e também coronel do Exército Brasileiro, coronel Romulo Marinho Soares, agradece e homenageia todos os “pracinhas” (termo utilizado para se referir aos soldados veteranos, que participaram da Segunda Guerra Mundial) da Força Expedicionária Brasileira.

“É um orgulho para todos nós homenagear o Exército Brasileiro, uma instituição que representa vitória. Neste mês, em que comemoram setenta e cinco anos de participação na Segunda Guerra Mundial, aumenta nosso orgulho e sentimento de agradecimento pelos soldados que arriscaram a vida por todos nós”, afirmou.

“Devido a luta do Exército Brasileiro em outros momentos, exemplo da Segunda Guerra Mundial, é que podemos sentir orgulho do nosso passado, e temos a garantia de que os os novos soldados também continuarão nos orgulhando e lutando por nossas vidas”, disse o secretário coronel Marinho.

O secretário também ressaltou que neste ano, devido ao período de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, não será possível realizar grandes eventos comemorativos para a data. “Nosso planejamento era realizar evento de homenagem ao Exército Brasileiro, mas, por conta da pandemia e orientação do Governo do Estado para evitar aglomeração de pessoas, não será possível, infelizmente. No entanto, representando a Secretaria da Segurança Pública, deixo aqui todo o nosso agradecimento e respeito a esses guerreiros”, completou.

INTEGRAÇÃO - O Exército Brasileiro desenvolve diversas ações em parceria com o Governo do Estado. Recentemente o secretário coronel Marinho e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, estiveram na 5ª Divisão do Exército Brasileiro, em Curitiba, onde foram recebidos pelo comandante da 5ª Divisão, general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e pelo comandante da 5ª Região Militar, general Claudio Senko Penkal, para debater ações conjuntas de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) em todo o Estado.

Além disso, àquela instituição colabora no reforço do patrulhamento e controle das fronteiras neste período. Com este auxílio do Exército a Secretaria da Segurança Pública conseguiu deslocar policiais estaduais para atuar com profissionais da Saúde no monitoramento da circulação nas divisas com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Outra ação de atuação conjunta é em relação ao combate à dengue no Paraná. Em março deste ano, um mutirão organizado pelas secretarias de Segurança e Saúde contou com a participação de 600 soldados do Exército, militares estaduais, representantes da Defesa Civil e técnicos da vigilância ambiental das cidades envolvidas. Foram desenvolvidas ações de orientação e fiscalização nos 60 municípios que apresentavam os maiores índices de casos confirmados.

“O Exército é sempre solícito com as ações da segurança pública. Estamos em contato permanente para agirmos contra a dengue e contra a pandemia do coronavírus aqui no Estado. A parceria é de anos, e esperamos que perdure por mais tempo. Apesar de hoje a "guerra" ser outra, os esforços são mútuos e profícuos”, salientou o secretário.

Durante o encontro, o Exército Brasileiro informou ainda que está apoiando a triagem dos principais hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das cidades do Paraná e de Santa Catarina. A instituição também ajudará a Fecomércio-PR no programa Mesa Brasil, de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza.

“É um momento difícil para todos nós, mas que mostrou também que estamos juntos, agindo com parceria, desenvolvendo grandes ações, como combate à dengue e à pandemia do coronavírus. Somente unindo forças conseguiremos combater as grandes mazelas atuais da sociedade”, concluiu o secretário coronel Marinho.

O8 DE MAIO - O dia é considerado “Dia da Vitória”, data final do período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Comemorado anualmente, foi neste dia que a Alemanha nazista se rendeu e é neste dia que os “pracinhas”, representantes do Exército Brasileiro que participaram da Segunda Guerra Mundial, são homenageados.