Corpo de Bombeiros forma nova turma de guarda-vidas 06/02/2020 - 18:24

Os 35 novos guarda-vidas festejaram nesta quinta-feira (06), em Matinhos, a conclusão de um dos cursos mais procurados do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na cerimônia eles receberam o apito e a camisa do uniforme de guarda-vidas, itens que comprovam a aptidão dos bombeiros militares para atuar em resgates em água.


A solenidade reuniu familiares, amigos e colegas de farda. Com essa capacitação, os novos guarda-vidas estão prontos para atuarem nas praias, rios e lagos do Paraná. “É sangue novo que chega para essa atividade, revezando o pessoal. Com mais esse curso passamos a ter mais guarda-vidas à disposição, além de gente nova trabalhando no pleno vigor físico da idade”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes.

HABILIDADES - O curso teve 655 horas-aula e fez os bombeiros testarem suas habilidades, resistência física e mental para serem preparados para a atividade de guarda-vidas. As instruções em terra foram feitas com companheiros de farda já experientes na área, e também houve treinamentos diferenciados, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Os alunos exercitaram o embarque e desembarque do helicóptero, e também o salto da aeronave no mar, técnica essencial nos casos mais graves de afogamento.

Para o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, um dos pilares da formação do guarda-vidas é a prevenção do afogamento com a conscientização dos riscos do mar junto aos banhistas.

“Esses homens se constituem em verdadeiros agentes transformadores. Junto com outros guarda-vidas que atuam em nossos balneários, são os principais responsáveis pela mudança positiva da realidade”, destacou durante o discurso.

ALMEJAVA - Para o soldado Thiago do Nascimento, primeiro colocado da turma, de Francisco Beltrão, a distância da família para fazer o curso é de 650 quilômetros. “Completo 10 anos no Corpo de Bombeiros, e já almejava fazer este curso há algum tempo. Neste ano tivemos uma difícil seletiva em que poucos passaram e finalmente consegui realizar o curso”, disse o soldado.

Ele ainda mencionou que a maior satisfação é ter condições de salvar mais vidas com o aprendizado. “Quando a gente vê alguém se colocando em perigo buscamos avisar, orientar para evitar que acabe sendo necessário fazer o salvamento, pois gera risco tanto para a vítima quanto para nós mesmos, então nossa maior vitória é saber que a população está ficando consciente e está respeitando o trabalho”, complementou.

Para o cabo Marcelo Petuco, que também é de Francisco Beltrão, a formatura é uma realização profissional e já está pronto para atuar nas praias, em continuidade ao estágio operacional que já desenvolvia. “Fizemos um curso de cinco meses, com treinamentos físicos e práticos. A nossa parte prática agora é trabalhando no Verão Maior.

Atuante pelo BPMOA, o soldado Zequim realizou um sonho ao concluir o curso de guarda-vidas. “É uma satisfação imensa, um sentimento de dever cumprido e fica aí o agradecimento. Tentei outras fases deste curso, acabei não concluindo e agora está aí para fechar com chave de ouro”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS