Coronel Marinho participa de videoconferência com ministro da Justiça 14/05/2020 - 19:20

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, participou, na tarde desta quinta-feira (14/05), de uma videoconferência com o ministro da Justiça, André Mendonça, e com secretários da segurança de outros estados do país para debaterem assuntos relacionados à Pasta.

Esta foi a primeira reunião com o novo representante do Ministério da Justiça, que se apresentou aos coordenadores dos órgãos estaduais. “Atuaremos com integração e cooperação, de forma coordenada com todos os Estados, em um sistema único de segurança pública. Pretendemos iniciar programas conjuntos e ações que envolvam diversos órgãos”, afirmou André Mendonça.

Na ocasião, o secretário coronel Marinho comentou sobre as ações de combate ao coronavírus no Estado, citando a suspensão temporária das visitas nas unidades prisionais, a confecção de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI’s) no sistema prisional e a vacinação dos detentos.

Coronel Marinho informou que pretende continuar com a logística da entrega de sacolas para os detentos via Sedex, enquanto as visitas estão temporariamente suspensas nas unidades.

Ele também ressaltou a campanha que vacinou servidores e presos do Departamento Penitenciário do Paraná contra os três vírus mais comuns da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). “Esta ação foi totalmente concluída. Já encerramos a vacinação de 25 mil presos do sistema prisional aqui no Estado”, informou.

Além disso, o secretário destacou a produção de EPI’s pelos detentos: “Nós produzimos em média 10 mil máscaras por dia. Este trabalho dos detentos está sendo nosso ponto forte, pois aqui os eles produzem os equipamentos de proteção individual também para as forças de segurança que atuam nas ruas, em frente de combate ao coronavírus”, explicou.

Por fim, coronel Marinho salientou a boa relação que tem com os secretários estaduais de Segurança Pública, bem como o trabalho conjunto e troca de informações, que é constante. “Seja bem vindo, ministro. Nós estamos aqui para somar. Este grupo é unido e integrado, sempre prontos para ajudar um ao outro”, finalizou.

Participaram da reunião o chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública, João Alfredo Zampieri; o coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; o coordenador do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeira; diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati; o assessor militar da Secretaria, coronel Erich Wagner Osternack e o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius Carvalho.