Casa de Custódia de São José dos Pinhais inaugura sala para atendimento de saúde de servidores 24/10/2020 - 15:51

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) e o Departamento Penitenciário do estado (Depen), por meio da Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP), inauguraram, na manhã deste sábado (24/10), um ambulatório voltado ao atendimento de servidores que atuam na unidade penal. A iniciativa se deu em parceria com a Universal nos Presídios (UNP). Na sala, três médicos voluntários se revezarão no atendimento primário de saúde.

“Nossa ideia agora é que esta iniciativa seja expandida, queremos replicar para outras unidades prisionais e, para isso, contamos com o  apoio da Igreja Universal, por meio da Universal nos Presídios. Este projeto tem atendido nossos presos de sobremaneira e já temos novas parcerias encaminhadas”, destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.

Para o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, toda parceria com o objetivo de tornar o sistema penitenciário melhor é importante. “A Igreja Universal se destaca porque sempre vem com projetos surpreendentes e, desta vez, com esta parceria inédita, que vai permitir proporcionar uma vida melhor aos nossos servidores”, afirmou.

A sala inaugurada neste sábado (24/10) foi construída com mão de obra prisional, em um espaço voltado aos servidores da unidade e já conta com uma maca e outros móveis e objetos próprios para o atendimento de saúde.

“É um espaço muito bacana e, para nós da UNP, foi uma grata satisfação poder nos unir ao projeto, que é inédito. Por isso, não poderíamos deixar de participar e ajudar, no caso, com a oferta dos profissionais da área da saúde, que atuarão de maneira voluntária”, destacou o responsável pelo trabalho da UNP do Paraná, bispo da Igreja Universal José Manoel Gonzalez.

Segundo o diretor da CCSJP, Alberto da Silva Ferreira, assim que soube da viabilidade deste tipo de atendimento médico, foi dado início à construção e a todo o projeto. “Ficamos muito felizes de termos desenvolvido este projeto, porque é muito importante para todos os agentes penitenciários e até para os policiais militares que nos dão apoio e que por vezes precisam de atendimento de saúde, aqui vão poder ser atendidos”, contou.

A presença dos médicos na Casa de Custódia de São José dos Pinhais não é novidade. Há um ano, os profissionais da saúde já fazem palestras e dão orientações a presos e servidores, porém, por vontade mútua, quiseram ampliar esta parceria. “abemos da demanda deles por saúde, até por conta da dedicação deles e no grau de envolvimento de cada um no trabalho”, contou o médico voluntário, Almir Vicente Neves Junior.

De acordo com ele, serão feitos atendimentos clínicos para, principalmente, promoção de saúde dos servidores. “Também faremos avaliação, exames, para um cuidade de saúde longitudinal, ou seja, de cuidados de médio e longo prazo. Porém, à medida que forem aparecendo demandas de níveis mais complexos, também podemos fazer o encaminhamento”, explicou.

PARCERIA - A união de trabalho entre o Departamento Penitenciáro e a Universal nos Presídios tem resultado em diversas iniciativas e projetos que atendem a servidores e presos. “Cada unidade prisional tem uma equipe da UNP que desenvolve trabalhos. Buscamos suprir todas as necessidades espirituais de quem está nos presídios e outras que surgem no decorrer do caminho”, contou o bispo Manoel.

ELOGIO - Para o secretário coronel Marinho, a iniciativa mostra que a CCSJP está no caminho certo. “É importante não parar, não se acomodar. A gente precisa ter em mente que há sempre algo por fazer ou para melhorar. O que vi aqui é uma unidade penal organizada, limpa e que tem buscado fazer com que o sistema prisional seja, de fato, um lugar de recuperação de pessoas, para torná-las melhores do que quando entraram”, enalteceu o secretário coronel Marinho.

GALERIA DE IMAGENS